ESPECIAL AMICUS: Filmes e Antologias

Amicus

Da segunda metade da década de 1950 até meados da década de 1970, a Hammer Films dominava como mestres britânicos de horror. Mas a empresa não era incomparável, já que vários outros produtores tentaram lucrar com o boom do terror. Alguns, como a Planet Productions, vieram e foram rapidamente; outros, como a  Tigon , se interessavam pelo terror como parte de sua produção mais ampla. Mas uma empresa manteve o rumo, construindo uma reputação que pode não ter rivalizado com a de Hammer, mas que lhes garantiu um legado de seguidores (principalmente devido as suas famosas antologias) que sobrevive até hoje. Essa empresa era a Amicus.

A Amicus, produtora inglesa  foi fundada pelos americanos Max Rosenberg e Milton Subotsky. Assim como sua rival, a Amicus explorava o terror e o fantástico. Quase sempre trabalhavam com os mesmos atores e diretores — que também participavam das produções da Hammer, como Christopher Lee e Peter Cushing, e os diretores Freddie Francis e Roy Ward Baker.

milton-subotsky-amicus-cushing 35

As antologias Amicus:
Os filmes eram divididos em episódios, com um fio condutor que costurava a trama. Quatro ou cinco histórias distintas, cada uma com duração média 20 minutos, eram apresentadas dentro de um contexto (um asilo, um manicômio, uma loja de antiguidades, uma casa etc.).
Por conta das sucessivas reprises nas madrugadas da televisão, entre as décadas de 1970 e 1990, essas antologias fizeram bastante sucesso no Brasil, embora, na maioria das vezes, não chegassem a ser lançadas em vídeo aqui (provavelmente porque quando houve a explosão do VHS no Brasil, na década de 1980, esses filmes já estivessem datados). Fora da programação de TV há muitos anos, os filmes, apesar de hoje quase esquecidos, possuem uma fiel legião de fãs.
Nesta postagem disponibilizamos não somente as famosas antologias, mas também alguns filmes dessa produdora para quem quer pesquisar o cinema da época:
(Documentário) The Horror Movies Of Amicus (sem legendas)
City of the Dead/ 1960
Dr Terror’s House of Horrors / 1965
Dr. Who and the Daleks / 1965
The Skull / 1965
Daleks Invasion Earth 2150 A.D. / 1966
The Deadly Bees / 1966
Psychopat / 1966
Scream and Scream Again / 1969
I Monster / 1971
Asylum / 1972
What Became Of Jack And Jill / 1972
From Beyond The Grave / 1973
And Now The.Screaming Starts / 1973
Tales That Witness Madness / 1973
Madhouse / 1974
The Beast Must Die / 1974
The Land That Time Forgot / 1975
At The Earths Core / 1976
The People That Time Forgot / 1977
The Uncanny / 1977
The Monster Club / 1981
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s